quarta, 23 de abril de 2025
EDUCAÇÃO

Competição escolar premiará resolução de problemas com tecnologia

22 abril 2025 - 18h00Por Agência Brasil

Grupos de estudantes de escolas públicas de ensino médio podem se inscrever a partir de hoje (22) na 12ª edição do prêmio Solve for Tomorrow Brasil. A competição avalia soluções a problemas presentes na comunidade dos estudantes, baseadas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto pode ser inscrito na plataforma do concurso até o dia 30 de junho.

Na edição de 2025 o grupo, de 3 a 5 estudantes, indicará um professor orientador do projeto. Se este não for da área de Ciências da Natureza ou da Matemática o grupo deverá contar também com um professor parceiro, uma espécie de "co-orientador", ambos da mesma escola que frequentam. Os participantes devem cursar o mesmo ano mas podem ser de turmas diferentes.

No Brasil desde 2014, o programa já envolveu mais de 179 mil alunos, mais de 39 mil professores e 7 mil escolas públicas em todo o país. Os principais temas abordados na última edição foram sustentabilidade e saúde. Entre os Vencedores Nacionais ficaram projetos de filtragem para tratamento da água contaminada por resíduos sólidos, uma mão robótica para pessoas com problemas na coordenação motora fina, e um óculos de visão computacional para pessoas com deficiência visual. Os projetos podem ser vistos no site do prêmio.

Os inscritos terão acesso a conteúdos de apoio e a um processo de mentoria em cada uma das 3 fases, sendo que os 10 finalistas terão apoio para desenvolver protótipos de suas soluções.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Inscrições para o Bolsa Técnico do Governo de MS estão abertas e seguem até 5 de maio

MEIO AMBIENTE

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades

VERDE/SUSTENTAVEL

MS lidera redução de emissões com etanol e avança em transição energética, aponta relatório da FGV

INTERNACIONAL

Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano

Na Praça Santa Marta, mais de 20 mil fiéis receberam o corpo